html templates

Zona Leste tem a maior incidência de raios da capital

Zona Leste de SP tem maior número de raios por quilômetro quadrado do Brasil.

Com as chuvas de verão retornando e marcando presença na capital paulistana é inevitável não ouvir alguma triste notícia sobre a morte de alguém que foi atingindo por um raio. Mas, por que não é raro ouvir uma notícia dessas? Simplesmente porque a cidade de São Paulo ocupa o primeiro lugar em descargas que atingem o solo no sudeste do País, cerca de 20 mil raios por ano caem por aqui.
O Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontou que a Zona Leste é campeã no quesito raios por quilômetro quadrado de São Paulo. Caem de 10 a 11 raios por km2 por ano nessa região, número acima da média da cidade, que é de 9,29 raios por km2 por ano. Nas regiões da Vila Prudente, Aricanduva, Itaquera e Penha, a incidência de raios chega a 11 por km2 por ano. Ou seja, é grande a chance de ao menos 11 raios caírem por ano a no máximo 1 km da sua casa, se você morar, por exemplo, no Jardim Anália Franco ou no Tatuapé.

Para efeito de comparação, a incidência na cidade do Rio de Janeiro é de 2,24 por km2 por ano. Em trechos da Serra do Mar, ainda na cidade de São Paulo, no distrito de Marsilac (extremo Sul), o índice é de 3,5. E o que explica o fenômeno? Segundo o doutor Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Inpe, o motivo é que, sobre esta região, se situa o máximo das temperaturas superficiais na cidade devido a “ilha de calor” produzida pela urbanização.

Infelizmente o instituto não possui dados de mortes por raios por região. Mas sabe-se que a cidade de São Paulo é a segunda cidade do Brasil com mais mortes por raios – foram 19 mortes de 2000 a 2012. À frente está Manaus, com 20 mortes no período.

Ver também


Comentários de Notícias